Criança e cozinha... muitas boas oportunidades! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Criança e cozinha… muitas boas oportunidades!

16 de novembro de 2016

Muitas pessoas podem achar que a cozinha é um lugar perigoso para as crianças. Afinal, está lotada de instrumentos pontiagudos, pesados, quebráveis… Porém, o contato de crianças com a cozinha, os alimentos e o preparo da comida pode significar mudanças nas refeições e nos hábitos de alimentação.

Uma pesquisa recente na revista Appetite mostrou que crianças que cozinham comem mais vegetais e experimentam novos sabores. Das crianças avaliadas, as que ajudaram os seus pais a preparar o jantar (com couve-flor, macarrão, frango-empanado e salada) comeram, ao final, 76% mais salada e 27% mais frango do que as crianças que ficaram esperando a comida brincando.

 

 

Mas como introduzir crianças à cozinha? O canal americano PBS Parents fez uma lista inteligente de alguns aspectos essenciais dos cuidados que precisamos ter ao levar uma criança para a cozinha. Afinal, cozinhar não é apenas comer e conhecer alimentos novos, pode-se também aprender a seguir instruções e ser bem cuidadoso:

  1. Primeiramente, é importante estabelecer um ambiente calmo e relaxante. A cozinha pode ser um lugar perigoso, animação demais pode comprometer a segurança de todos. É preciso estar atendo.
  2. Crie um ambiente de brincadeira dentro da cozinha. Assim, a criança pode ir se familiarizando com cada instrumento que vai ser utilizado, como as panelas, peneiras, colheres, etc. Lembre de colocar itens seguros em prateleiras baixas, para ter certeza que ela está explorando a cozinha com segurança.
  3. Quando for fazer alguma receita mais complicada, separe os ingredientes antes. Porque quando a preparação começar, tudo costuma acontecer muito rápido. E erros sempre acontecerão. Lembre disso!

Não é porque uma atividade pode ser perigosa para uma criança que significa que seja necessariamente ruim para ela. É, inclusive, mais uma ocasião para ensinar o senso de responsabilidade.

Que tal experimentar cozinhar com o seu pequeno na próxima oportunidade?

Mais dicas: Não deixe de conferir o site do programa “Tem Criança na Cozinha”! Eles trazem receitas incríveis para se fazer juntos com crianças.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar