Curtas que arrebatam #21 - Animações musicais | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #21 – Animações musicais

Imagem retirada do curta "Shugo Tokumaru / Katachi".
23 de outubro de 2015
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Uma seleção de animações musicais com as mais diversas técnicas, usando materiais como papel, tecido e plástico para nos apresentar a um universo visual muito criativo.

 

Os curtas abaixo são muito diferentes entre si. Cada um tem o seu estilo de animação e de narrativa – alguns contam histórias completas, outros navegam entre formas e cores para contar narrativas mais abstratas. A diversidade e riqueza dessas animações são muito impressionantes, cada uma a seu modo. O elo comum entre todas elas, além da originalidade, é o fato de serem videoclipes, ou seja, são ilustrações para músicas.

Referências visuais abrem nosso olhar para diferentes possibilidades de expressão. Assistir a exemplos de pessoas que souberam se expressar de maneiras muito diversas e originais é um exercício interessante para o ensino da criatividade!

Shugo Tokumaru / Katachi

de Kijek / Adamski

“Katachi” significa “forma” em japonês. O vídeo, uma explosão de diferentes formas e cores, foi feito com cerca de 2 mil figuras de placas de PVC cortadas por uma máquina.

Festa de rodeio (Hoedown from Rodeo)

de Eleanor Stewart

Essa animação é toda feita com recortes de papel, inspirada por filmes de faroeste e de cowboys. Com uma música orquestral de fundo, vemos surgir sobre um livro de partitura a história de um cowboy a caminho do rodeio.

Tharsis dorme, da banda Throne (Tharsis sleeps)

de Nicos Livesey

Uma aventura épica no espaço sideral é contada através de uma animação com bordados sobre jeans.

Kidori Kidori

de ONIONSKIN

Nessa animação digital cheia de cores, linhas formam figuras que se tornam abstratas e dançam conforme a música.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar