Livros que fazem as crianças crescerem #13 - Coleções, para ler e reler | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #13 – Coleções, para ler e reler

24 de abril de 2015
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

É comum que as crianças gostem de ouvir várias vezes uma história, não é mesmo? E que tal também apresentar a elas várias histórias com os mesmos personagens? 

As crianças pequenas apreciam ouvir muitas vezes a leitura de um mesmo livro. Quem lê com frequência para elas sabe que os pedidos de “outra vez!” ou “quero ouvir este”, sendo que “este” é um livro mais do que conhecido, são usuais.

É verdade que esses pedidos podem ter relação com o tanto que a criança gostou do livro, mas também é fato que as releituras são importantes para que ela conheça realmente a história inteira: a cada escuta, ela percebe mais uma parte, mais um detalhe, mais um episódio ou mesmo um personagem do qual não havia se dado conta até ali. Aos pouquinhos a narrativa completa, pelas releituras, vai se constituindo para a criança e é desse modo que ela se apropria de cada história.

É verdade, ainda, que as crianças se atentam, especialmente, aos personagens quando ouvem uma história pela primeira vez e são eles que se tornam familiares antes mesmo que compreendam a história como um todo. Assim, ouvir várias histórias com um mesmo personagem, ou com um mesmo conjunto de personagens, é interessante neste momento, pois as crianças já podem antecipar um bocadinho do que acontecerá no livro novo, o que favorece a compreensão e a apreciação.

Desta vez, então, apresentamos duas coleções distintas, marcadas, cada qual, pela presença dos mesmos personagens em várias aventuras.

Para começar, que tal conhecermos Estela e seu irmão Marcos?

Quando Estela era muito, muito pequena; Estela estrela-do-mar; Estela rainha da neve; Conte uma história, Estela; Estela fada da floresta e Estela princesa do céu


Texto e ilustrações de Mary-Louise Gay

Editora Brinque-Book

No título que introduz a coleção, Quando Estela era muito, muito pequena, a menina é apresentada num mundo de histórias, brincadeiras e imaginação. Nas páginas finais, já mais crescida, ela ganha um irmãozinho, Marcos, com quem poderá compartilhar esse seu mundo. E é isso o que acontece nos demais livros: Estela ensinará a Marcos como lidar com grandes aventuras, como entrar no mar pela primeira vez, brincar na neve… Mas, Estela não é tão grande assim e ensina o irmão à sua própria maneira. O universo vivido e criado por Estela e Marcos é tratado com imensa delicadeza pela autora, ajudando as crianças a entender, e a viver, a relação entre irmãos.

Página interna de Estela, estrela-do-mar

E é possível continuar a perseguir esses dois irmãos em outras aventuras, que trazem Marcos como personagem central: O que você está fazendo, Marcos?; Boa noite, Marcos e Bom dia, Marcos.

Texto e ilustrações de Mary-Louise Gay

Editora Brinque-Book

Outra coleção que selecionamos traz a menina Jamela, que vive numa cidade grande da África do Sul, com sua Mama e sua Gogo (avó).

O vestido de Jamela;  Cadê você, Jamela?; O que tem na panela, Jamela? e Feliz aniversário, Jamela!

Texto e ilustrações de Niki Daly

Editora SM

Divertida e cheia de imaginação, ela experimenta diferentes situações, como quando “toma emprestado” o lindo tecido comprado por sua mãe, que juntou dinheiro para fazer com ele um vestido, e sai desfilando pelas ruas, linda como uma princesa. Acontece que o tecido se estraga. E agora? Bem, Jamela sempre conta com ajudas e acontecimentos inesperados e vai aprendendo, e crescendo, com eles!


Página interna de O Vestido de Jamela

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar