Livros que fazem as crianças crescerem #15 - Histórias africanas | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #15 – Histórias africanas

19 de junho de 2015
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

E que tal apresentar às crianças o universo encantador de histórias que se passam na África?

Da África não temos apenas contos tradicionais, lendas e mitos das diferentes culturas que lá coexistem, mas também histórias que retratam, por meio da arte da literatura, o dia a dia das crianças que vivem em localidades distintas deste imenso continente. São personagens, ambientes, situações, palavras que ajudam as crianças a aprender sobre e a olhar para a diversidade. E é isso o que essa primeira seleção quer mostrar.

No primeiro título, a pequena Bintou sonha em ter tranças em seus cabelos. Está cansada de seus birotes e quer muitas trancinhas com conchas, pedras e contas coloridas que fazem barulhos quando se anda. Mas ela só poderá ter tranças quando for maior, diz sua mãe. Será que ela terá que esperar ficar uma moça para ter seu sonho realizado? Para descobrir, só mesmo conhecendo a sonhadora e corajosa Bintou!

As tranças de Bintou

Texto de Sylviane A. Diouf e ilustrações de Shane W. Evans

Editora Cosac & Naify

Página interna de As tranças de Bintou

No Chade, no começo do ano, chovem mangas. Não, as mangas não caem do céu. Mas a água da chuva, quase rara, que cai por lá nesse período faz as mangueiras darem flor e, alguns meses depois num intenso calor, as mangas estão maduras e prontas para serem colhidas e saboreadas. É por isso que a chuva ali é chamada de “chuva de mangas”. E é num desses raros momentos de chuva que Tomás acha um objeto – uma tampa de garrafa – e, junto das gotas que caem do céu, uma ideia também “cai” em sua cabeça. Nos meses que se passam, enquanto as mangueiras florescem e as mangas nascem e amadurecem, a ideia de Tomás cresce e ele vai juntando mais objetos para construir o que tem em mente: uma lata de leite, latas de sardinha, pedaços de metal retorcido, mais tampas. Mas qual será a ideia de Tomás? Será que sua ideia ganhará vida antes ou depois da colheita das mangas? O que amadurecerá primeiro?

Chuva de manga

James Rumford

Editora Brinque-Book

Desde a capa, as ilustrações do livro têm, no fundo, a cor da manga!

Página interna de Chuva de Manga

Em A Jornada do pequeno Senhor Tartaruga, o menino Yomi está doente. Na longa jornada que sua mãe terá que percorrer da aldeia até o hospital, ela vai contando a Yomi sua história preferida: a de uma tartaruga que sonha em voar, algo impossível para um animal assim. Mas o que será mesmo que é o impossível? Que limites têm os sonhos?

A jornada do pequeno Senhor Tartaruga

Texto de Inge Bergh e Inge Misschaert e Ilustrações de Kristina Ruell

Editora Pulo do Gato

Neste conto tão sensível, a história e os sonhos do Senhor Tartaruga se confundem com a história, os sonhos e as esperanças de Yomi e de sua mãe.

Página interna de A jornada do pequeno Senhor Tartaruga

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar