Livros que fazem as crianças crescerem #16 - Histórias para quem não quer dormir | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #16 – Histórias para quem não quer dormir

31 de julho de 2015
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

O momento de dormir pode ser uma boa hora para contar histórias para as crianças. E essa é uma ideia tão boa que virou até enredo de livros.

É hora de dormir. Que tal ler para as crianças uma história? Então, vamos lá… Era uma vez…

É desse mesmo jeito que acontece em alguns livros. Na seleção de hoje, uma menina, um pequeno dragão e um galinho estão indo para a cama e é aí que as histórias têm início.

Em Mil e uma estrelas, uma menina costuma contar estrelas antes de dormir e, depois sonhar com as histórias. Mas, numa noite, não havia estrelas para contar. Onde elas teriam se escondido? Onde estariam? Por incrível que possa parecer, um ogro, que tem medo de escuro, levou-as para iluminar sua casa. Mas a menina, tal como Sherazade, tem uma “ideia luminosa” para ajudar o ogro gigante a enfrentar seu medo e conseguir dormir: quem sabe com mil e uma histórias?

Mil e uma estrelas

Texto e ilustrações de Marilda Castanha

Editora SM

As ilustrações requerem uma apreciação à parte, pela diversidade de cores e de padrões usados pela autora.   

Página interna de Mil e uma estrelas

Outra vez! Quem já não ouviu este pedido depois de ler para uma criança? O pequeno dragão também gosta de ouvir repetidas vezes suas histórias preferidas antes de dormir, como a do dragão Cedric. Outra vez! Outra vez! Outra vez! O dragãozinho pede tantas vezes que até faz o dragão adulto que lia para ele adormecer. E agora? A raiva do filhote é tão grande que ele até causa um incidente envolvendo o livro! Vale a pena descobrir o que ele apronta.

Outra vez!

Texto e ilustrações de Emily Gravett

Editora Salamandra

O livro merece uma atenção especial, pois a história se inicia antes das primeiras palavras, já no verso da capa, com as imagens da rotina do dragãozinho até estar pronto para dormir, ou melhor, para ouvir várias vezes uma história. 

Página interna de Outra vez!

E quando o adulto não consegue seguir com a história, pois a criança sempre o interrompe? O galinho que interrompia é igualzinho a essa criança! Tão ávido pelas histórias que não apenas as escuta, mas também as modifica, criando situações inusitadas com Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, por exemplo. E o que será que irá prevalecer: suas próprias histórias ou as histórias dos livros? É o que teremos que descobrir com o galinho e seu pai.

O galinho que interrompia

Texto e ilustrações de David Ezra Stein

Editora Paz e Terra

As ilustrações trazem cores e marcas diferenciadas – como os balões de diálogos, imitando quadrinhos – para diferenciar os trechos dos contos clássicos que o pai lê para o galinho, suas entradas nesses contos e a história que se passa no quarto deste filhote.

Página interna de O galinho que interrompia

A hora de dormir da criança está chegando? Que tal espantar o cansaço acumulado ao longo do dia para proporcionar e viver com ela um momento intenso e mágico de interação com a literatura?

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar