Livros que fazem as crianças crescerem #20 - Um banho de poesias | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #20 – Um banho de poesias

4 de dezembro de 2015
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Uma boa dose de poesia sempre cai bem.

A poesia rimada, quase cantada, atrai as crianças pequenas tanto quanto as cantigas, as parlendas. Desde cedo, então, podemos aproximá-las do texto poético, ajudá-las a apreciar a beleza e a sonoridade das palavras, a brincadeira que provocam ou a história contada em versos. Além disso, como já publicamos aqui, de acordo com o professor de literatura brasileira Helder Pinheiro, “a vida é muito complexa, não existem garantias de que a poesia determine uma sensibilidade estética. Mas mesmo sem certezas muito absolutas, acredito muito na contribuição da poesia para nos tornar mais alegres, mais sensíveis, mais humanos, enfim.”

Vamos, então, a algumas dicas?

Lalau é um poeta muito especial! Dedica sua obra às crianças, especialmente, às pequenas. Muitos de seus livros trazem poesias que tratam sobre um mesmo tema, como as cores, os animais. Neste post, duas dicas preciosas deste autor.

Na primeira, é sobre o coração ou sobre diferentes corações que ele trata, criando versos sobre os corações dos animais e ainda com expressões como “coração mole”, “coração de pedra”, “coração de ouro”.  A parceria entre Lalau e Laurabeatriz é constante e as ilustrações trazem ainda mais encanto e poesia ao livro!

Bate, bate coração

Texto de Lalau e ilustrações de Laurabeatriz

Editora Amarilys

Conheça um dos textos:

Página de  Bate, bate coração

A segunda dica, do mesmo autor e da mesma ilustradora, é Olho por olho. Aqui, os poemas são sobre olhos, olhares, piscadas, óculos e também sobre expressões populares envolvendo esta parte do nosso corpo.

Olho por olho

Texto de Lalau e ilustrações de Laurabeatriz

Editora Amarilys

Nas duas obras, há pequenas informações sobre o significado das expressões ou sobre a função dos órgãos e suas características em diferentes seres. Ao final, boas dicas para se cuidar bem dos nossos olhos e do nosso coração.

Detalhe interno: vários olhos retratados pela ilustradora de Olho por olho

Outro livro, Boi da cara preta,  traz brincadeira e humor do começo ao fim, contendo várias poesias sobre animais.  As palavras com sonoridade e as repetições são muito usadas pelo autor, Sérgio Capparelli, também com um amplo repertório de obras voltadas às crianças. 

Boi da cara preta

Texto de Sérgio Capparelli e ilustrações de Caulos

Editora L&PM

As ilustrações literalmente divertem o leitor, como na capa, em que a lua também é o chifre do animal.

Página interna de Boi da cara preta

Há muitos livros de poesias para as crianças e é sempre divertido ler para elas, e com elas, e conhecer suas apreciações sobre estes textos!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar