“Se você fosse prefeito, o que faria pela sua escola?” | Labedu
Casos e Referências

“Se você fosse prefeito, o que faria pela sua escola?”

3 de outubro de 2014

Em época de eleições, é importante lembrar que a política também faz parte da vida das crianças. Quando paramos para perguntar e ouvir as opiniões delas, é possível perceber o quanto suas noções políticas são bem construídas.

Recentemente, apresentamos no blog uma pesquisa sobre a percepção infantil da política e o Presidente Criança, que nos serve como uma janela para a percepção infantil do mundo e da política.

Hoje trazemos o vídeo de Kalyo, um menino de sete anos do município de Arari, no Maranhão. Nele, Kalyo descreve como ele e seus colegas “brincam de candidato”, encenando debates e elaborando propostas para a melhoria do município como se fossem candidatos à prefeitura de Arari.

Diante da pergunta “se você fosse prefeito, o que faria pela escola?”, Kalyo, sem hesitar, enumera uma série de medidas para melhoria de infra-estrutura. A resposta dele é perfeita, e serve como mais um exemplo do quanto as crianças entendem de política.

Explicar para uma criança o que é política não é tarefa fácil. Entender conceitos mais simples, como “qual é o papel do presidente do Brasil?” parece ser complicadíssimo. Mas não é! As crianças vivem alertas às informações ao seu redor e aos comentários feitos por familiares, professores, e até por jornalistas ou personagens que aparecem nos livros, na televisão e no rádio. Todos esses fatores contribuem para que elas elaborem suas visões sobre a política.

Elas podem, por exemplo, associar a figura do presidente a um certo tipo de rei ou rainha, como viram em seus livros de princesas e mundos extraordinários. Ou poderão entender de outras maneiras, associando as imagens do presidente, governador ou prefeito à outras figuras de seu entorno. Basta incluí-las nas conversas sobre política para perceber que, como Kalyo, as crianças podem surpreender os adultos com seus conhecimentos.

Em época de eleições, é importante lembrarmos que as crianças também são cidadãs e que a política é parte da vida delas.  Convidamos vocês, leitores, a nos enviarem vídeos de crianças falando sobre política: afinal, como podemos ver pelos exemplos do Presidente Criança e do Kalyo, é possível aprender um bocado com estes pequenos cidadãos!

* Este vídeo foi produzido por Mão Direita, no contexto do Programa Escola que Vale, uma parceria entre as prefeituras, Comunidade Educativa CEDAC e Fundação Vale.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar