Espaço de Leitura #1 - Apresentação | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Espaço de Leitura #1 – Apresentação

28 de outubro de 2016
Este artigo faz parte da série:

Espaço de Leitura

Conheça o Espaço de Leitura, site destinado a crianças, pais, educadores e a qualquer pessoa que se interesse pelo rico universo da leitura e da aprendizagem infantil.

O Espaço de Leitura é um site que nasce da parceria firmada entre o Laboratório de Educação e a equipe de estudos e pesquisas coordenada pela professora Ana Teberosky, da Universidade de Barcelona, conhecida amplamente por suas investigações no campo da aprendizagem da linguagem (para saber mais sobre a pesquisadora acesse aqui ou aqui).

Na plataforma, as histórias criadas especialmente para o site são o ponto de partida! Diversos recursos são disponibilizados a fim de enriquecer a aprendizagem das crianças no que se relaciona à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem: diferentes formas de leitura, jogos e atividades envolvendo importantes conteúdos linguísticos abordados nas narrativas. Já para o adulto interessado em conhecer e atuar produtivamente nesse processo, o site oferece, além da fundamentação teórica que embasa o trabalho, ferramentas que irão favorecer suas possibilidades de interação com a criança.

Diferentes experiências propiciam aprendizagens diferentes. Em condições variadas, a capacidade de compreensão e produção de narrativas por parte da criança pode se desenvolver de forma independente a sua capacidade de realizar leitura autônoma. Por outro lado, disponibilizar textos para que a criança leia ainda antes mesmo de poder fazê-lo convencionalmente favorece suas possibilidades de reflexão sobre a língua e o sistema de escrita. Por isso, no site Espaço de Leitura, as histórias são apresentadas tanto na forma de livros contendo ilustrações quanto por meio de vídeos, onde se pode ver ou apenas escutar a leitura da narrativa – assistir a uma leitura bem feita permite à criança “escutar e ver a linguagem” da história enquanto esta é oralizado, visualizada e dramatizada pelo leitor que serve de modelo; já a leitura em voz alta por parte do adulto se configura para a criança como a porta de entrada para o mundo da cultura escrita, pois dá a ela a oportunidade de conhecer textos (e sobre os textos) antes mesmo de saber ler convencionalmente.

Enfim, navegar pelas páginas dos livros disponíveis no Espaço de Leitura é uma viagem que a criança pode fazer sozinha ou acompanhada, lendo ou ouvindo, escutando a própria voz ou a de alguém querido, ou ainda apreciando um leitor experiente! Uma viagem de cada vez ou tudo ao mesmo tempo, junto e misturado!

A partir da próxima semana, apresentaremos textos detalhando as histórias inseridas neste site e alguns dos recursos que as acompanham.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar